|   -A     Padrão     A+   |  
Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB
DEMLURB INFORMA

Parcerias e Convênios

Com o objetivo de ampliar o atendimento das demandas apresentadas em Juiz de Fora, o DEMLURB, sempre que possível, realiza parcerias e convênios com entidades, empresas privadas e demais setores ligados às ações de tratamento de resíduos, proporcionando maior integração com a população.

- Associações de catadores
A coleta seletiva constitui uma prática de respeito ao meio ambiente, reduzindo os problemas relacionados à disposição final dos resíduos sólidos. Além de reduzir o volume dos resíduos destinados em aterros e a demanda por matéria-prima, a prática traz benefício sócio econômico aos catadores de materiais recicláveis, que veem a reciclagem como única forma de sobrevivência. Em Juiz de Fora, três associações de catadores trabalham em parceira com o DEMLURB. São elas:
Associação Lixo Certo (Alicer), Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares) e Associação Municipal de Catadores de Papel e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf).


Alicer


Apares


Ascajuf

- ANIP
Através da parceria assinada em dezembro de 2006 entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), foi criado em Juiz de Fora o Ecoponto específico para o recolhimento de pneus inservíveis. Esses materiais são abrigados no pátio do Ecoponto e recebem com frequência os procedimentos necessários ao combate do mosquito da dengue, acompanhados pela Defesa Civil e Vigilância Epidemiológica da PJF. Através da parceria com a ANIP, os pneus inservíveis recebem a destinação ambientalmente correta, sem custo adicional para o município. Eles são encaminhados para a empresa CBL Comércio e Reciclagem, em Matozinhos (MG), que realiza o processo de trituração e queima em alto-forno, servindo como combustível alternativo da unidade. O Ecoponto de Pneus de Juiz de Fora tem aproximadamente 2.297 metros quadrados e é referência no setor, recebendo, inclusive, pneus de pequenas cidades da região. Ele funciona das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, na Rua Martins Barbosa, s/n, no bairro Nova Benfica.


Ecoponto de Pneus

- Engenheiros Sem Fronteiras
Em 29 de junho de 2021, foi assinado o Termo de Cooperação entre o Demlurb e a organização não governamental (ONG) Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Juiz de Fora (https://www.pjf.mg.gov.br/e_atos/e_atos_vis.php?id=85358). Com essa parceria, os servidores do Demlurb e os catadores de materiais recicláveis associados que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, receberão auxílio técnico e operacional para a solução de demandas estruturais e implantação de melhorias na infraestrutura física tanto nos galpões das associações, como em suas residências, através de projetos que se enquadrem no objetivo principal da ONG que é o de “tornar a engenharia mais popular”.


Engenheiros Sem Fronteiras. Foto: Carlos Mendonça

- Óleo no Futuro
Juiz de Fora passa a contar com uma alternativa para destinação correta de óleo de cozinha usado, reduzindo os impactos ambientais e contribuindo com a preservação do planeta para as próximas gerações. A campanha “Óleo no Futuro”, lançada nesta sexta-feira, 22, possibilitará a transformação de óleos e gorduras residuais (OGR) utilizados nas residências da cidade em biodiesel, combustível renovável que substitui o uso de combustíveis fósseis, geradores de gases poluentes.
A iniciativa é da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), em parceria com cinco associações locais de catadores de materiais recicláveis: Associação Municipal de Catadores de Papel e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf); Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares); Associação Lixo Certo (Alicer); Associação Deus é Maior (Adem); e Associação de Catadores Coleta Seletiva JF (Accsjf). Estão envolvidas no projeto as secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic); de Governo (SG); de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).

Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB
Av. Francisco Valadares, 1.000 - Vila Ideal
Juiz de Fora/MG - CEP: 36020-485
Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 - Site versão 3.2