Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB
DEMLURB INFORMA
Apresentação
O “DEMLURB Informa” foi criado para auxiliar o cidadão de Juiz de Fora a encontrar informações sobre alguns dos principais serviços relacionados ao descarte de resíduos, suas especificações, locais de entrega, dados estatísticos e outros esclarecimentos pertinentes ao órgão público municipal.
Ponto de entrega
Aqui você poderá acessar os mapas dos principais pontos de entrega de resíduos da cidade, bem como as informações sobre os tipos de materiais recebidos por cada um deles. Estão disponíveis as localizações dos pontos de entrega dos seguintes materiais: Eletro-eletrônicos (PEEE), Lâmpadas (PEL), Óleo Vegetal (PEOV), Pilhas e Baterias (PEPB), Pneus (PEP), Recicláveis (PER), Resíduos da Construção Civil e Volumosos (Pequenos Volumes) – (PERCCV), Sucata (PES), Tampinhas Plásticas (PETP), Vidro (PEV) e Remédios Vencidos (PERV).
Ponto de Entrega de Eletro-eletrônicos (PEEE):
Ponto de Entrega de Lâmpadas (PEL):
Ponto de Entrega de Óleo Vegetal (PEOV):
Ponto de Entrega de Pilhas e Baterias (PEPB):
Ponto de Entrega de Pneus (PEP):
Ponto de Entrega de Recicláveis (PER):
Ponto de Entrega de Resíduos da Construção Civil e Volumosos (Pequenos Volumes) – (PERCCV):
Ponto de Entrega de Sucata (PES):
Ponto de Entrega de Tampinhas Plásticas (PETP):
Ponto de Entrega de Vidro (PEV):
Ponto de Entrega de Remédios Vencidos (PERV):
TODAS AS FARMÁCIAS RECEBEM REMÉDIOS VENCIDOS.
Outras formas de destinação:
Além dos Pontos de entrega de materiais específicos, Juiz de Fora também conta com aterros para recebimento de resíduos sólidos, no entanto, com valor de cobrança para a prestação do serviço.
Informações complementares
Parcerias e Convênios
Com o objetivo de ampliar o atendimento das demandas apresentadas em Juiz de Fora, o DEMLURB, sempre que possível, realiza parcerias e convênios com entidades, empresas privadas e demais setores ligados às ações de tratamento de resíduos, proporcionando maior integração com a população.
- Associações de catadores
A coleta seletiva constitui uma prática de respeito ao meio ambiente, reduzindo os problemas relacionados à disposição final dos resíduos sólidos. Além de reduzir o volume dos resíduos destinados em aterros e a demanda por matéria-prima, a prática traz benefício sócio econômico aos catadores de materiais recicláveis, que veem a reciclagem como única forma de sobrevivência. Em Juiz de Fora, três associações de catadores trabalham em parceira com o DEMLURB. São elas:
Associação Lixo Certo (Alicer), Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares) e Associação Municipal de Catadores de Papel e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf).

Alicer

Apares

Ascajuf
- ANIP
Através da parceria assinada em dezembro de 2006 entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), foi criado em Juiz de Fora o Ecoponto específico para o recolhimento de pneus inservíveis. Esses materiais são abrigados no pátio do Ecoponto e recebem com frequência os procedimentos necessários ao combate do mosquito da dengue, acompanhados pela Defesa Civil e Vigilância Epidemiológica da PJF. Através da parceria com a ANIP, os pneus inservíveis recebem a destinação ambientalmente correta, sem custo adicional para o município. Eles são encaminhados para a empresa CBL Comércio e Reciclagem, em Matozinhos (MG), que realiza o processo de trituração e queima em alto-forno, servindo como combustível alternativo da unidade. O Ecoponto de Pneus de Juiz de Fora tem aproximadamente 2.297 metros quadrados e é referência no setor, recebendo, inclusive, pneus de pequenas cidades da região. Ele funciona das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, na Rua Martins Barbosa, s/n, no bairro Nova Benfica.

Ecoponto de Pneus
- Engenheiros Sem Fronteiras
Em 29 de junho de 2021, foi assinado o Termo de Cooperação entre o Demlurb e a organização não governamental (ONG) Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Juiz de Fora
(https://www.pjf.mg.gov.br/e_atos/e_atos_vis.php?id=85358). Com essa parceria, os servidores do Demlurb e os catadores de materiais recicláveis associados que se
encontrem em situação de vulnerabilidade social, receberão auxílio técnico e operacional para a solução de demandas estruturais e implantação de melhorias na
infraestrutura física tanto nos galpões das associações, como em suas residências, através de projetos que se enquadrem no objetivo principal da ONG que é o
de “tornar a engenharia mais popular”.

Engenheiros Sem Fronteiras. Foto: Carlos Mendonça