|   -A     Padrão     A+   |  
Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB
DEMLURB INFORMA

Apresentação

O “DEMLURB Informa” foi criado para auxiliar o cidadão de Juiz de Fora a encontrar informações sobre alguns dos principais serviços relacionados ao descarte de resíduos, suas especificações, locais de entrega, dados estatísticos e outros esclarecimentos pertinentes ao órgão público municipal.

Ponto de entrega

Aqui você poderá acessar os mapas dos principais pontos de entrega de resíduos da cidade, bem como as informações sobre os tipos de materiais recebidos por cada um deles. Estão disponíveis as localizações dos pontos de entrega dos seguintes materiais: Eletro-eletrônicos (PEEE), Lâmpadas (PEL), Óleo (PEO), Pilhas e Baterias (PEPB), Pneus (PEP), Recicláveis (PER), Resíduos da Construção Civil e Volumosos (Pequenos Volumes) – (PERCCV), Sucata (PES), Tampinhas Plásticas (PETP), Vidro (PEV) e Remédios Vencidos (PERV).

Ponto de Entrega de Eletro-eletrônicos (PEEE): Clique AQUI

Ponto de Entrega de Lâmpadas (PEL): Clique AQUI

Ponto de Entrega de Óleo (PEO): Clique AQUI

Ponto de Entrega de Pilhas e Baterias (PEPB): Clique AQUI

Ponto de Entrega de Pneus (PEP): Clique AQUI

Ponto de Entrega de Recicláveis (PER): Clique AQUI

Ponto de Entrega de Resíduos da Construção Civil e Volumosos (Pequenos Volumes) – (PERCCV): Clique AQUI

Ponto de Entrega de Sucata (PES): Clique AQUI

Ponto de Entrega de Tampinhas Plásticas (PETP): Clique AQUI

Ponto de Entrega de Vidro (PEV): Clique AQUI

Ponto de Entrega de Remédios Vencidos (PERV): Todas as farmácias recebem remédios vencidos.

Dados Estatísticos
Aqui você encontra gráficos e tabelas com dados relacionados aos serviços realizados pelo DEMLURB através da Central de Tratamento de Resíduos de Juiz de Fora (CTR-JF), dos ecopontos de Pneus e de Resíduos da Construção Civil e Volumosos, e da Operação Boniteza.

- Ecoponto de Pneus
Destinado somente ao recebimento de pneus, esse espaço não recebe entulhos ou qualquer outro tipo de material. A unidade tem como objetivo desenvolver ações conjuntas e integradas visando à preservação do meio ambiente através do recebimento, armazenamento e, posteriormente, o encaminhamento para a destinação final de resíduos inservíveis gerados no município.
Veja mais:




- CTR
A Central de Tratamento de Resíduos de Juiz de Fora (CTR-JF) é composta de Aterro Sanitário para Resíduos Sólidos Urbanos e de Serviços de Saúde, Aterro de Inertes, Estação de Tratamento de Efluentes (Percolados), Unidade de Compostagem, Centro de Educação Ambiental, Viveiro de Mudas e Instalações Físicas de Apoio para administração do empreendimento.
Veja mais:





- Ecoponto RCC e Volumosos
Os Ecopontos de Resíduos da Construção Civil e Volumosos são responsáveis por receber, acondicionar e destinar corretamente – e gratuitamente – restos da construção civil, materiais recicláveis, móveis e eletrodomésticos. Cada cidadão pode entregar diariamente até um metro cúbico de restos da construção civil, o que equivale a dez embalagens de cem litros.
Veja mais:




- Boniteza
Implantada em Juiz de Fora em janeiro de 2021, a “Operação Boniteza” visa realizar choque de zeladoria por toda cidade, realizando intervenções e melhorias em locais públicos.
Veja mais:








Parcerias e Convênios
Com o objetivo de ampliar o atendimento das demandas apresentadas em Juiz de Fora, o DEMLURB, sempre que possível, realiza parcerias e convênios com entidades, empresas privadas e demais setores ligados às ações de tratamento de resíduos, proporcionando maior integração com a população.

- Associações de catadores
A coleta seletiva constitui uma prática de respeito ao meio ambiente, reduzindo os problemas relacionados à disposição final dos resíduos sólidos. Além de reduzir o volume dos resíduos destinados em aterros e a demanda por matéria-prima, a prática traz benefício sócio econômico aos catadores de materiais recicláveis, que veem a reciclagem como única forma de sobrevivência. Em Juiz de Fora, três associações de catadores trabalham em parceira com o DEMLURB. São elas:
Associação Lixo Certo (Alicer), Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares) e Associação Municipal de Catadores de Papel e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf).


Alicer


Apares


Ascajuf

- ANIP
Através da parceria assinada em dezembro de 2006 entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), foi criado em Juiz de Fora o Ecoponto específico para o recolhimento de pneus inservíveis. Esses materiais são abrigados no pátio do Ecoponto e recebem com frequência os procedimentos necessários ao combate do mosquito da dengue, acompanhados pela Defesa Civil e Vigilância Epidemiológica da PJF. Através da parceria com a ANIP, os pneus inservíveis recebem a destinação ambientalmente correta, sem custo adicional para o município. Eles são encaminhados para a empresa CBL Comércio e Reciclagem, em Matozinhos (MG), que realiza o processo de trituração e queima em alto-forno, servindo como combustível alternativo da unidade. O Ecoponto de Pneus de Juiz de Fora tem aproximadamente 2.297 metros quadrados e é referência no setor, recebendo, inclusive, pneus de pequenas cidades da região. Ele funciona das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, na Rua Martins Barbosa, s/n, no bairro Nova Benfica.


Ecoponto de Pneus

Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB
Av. Francisco Valadares, 1.000 - Vila Ideal
Juiz de Fora/MG - CEP: 36020-485
Todos os direitos reservados. Copyright © 2020 - Site versão 3.0