|   -A     Padrão     A+   |  
Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB
DEMLURB ATENDE

Ecopontos

ECOPONTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E RECICLÁVEIS

O DEMLURB construiu três unidades de recebimento de pequenos volumes (URPV), os "Ecopontos", que já estão em funcionamento no Bairro Linhares, no Bairro São Pedro e no Bairro Barbosa Lage. O local é responsável por receber, acondicionar e destinar corretamente – e gratuitamente – restos da construção civil, materiais recicláveis, móveis e eletrodomésticos. Cada cidadão pode entregar diariamente até um metro cúbico de restos da construção civil, o que equivale a dez embalagens de cem litros.

O descarte de eletroeletrônicos e resíduos perigosos, como pilhas, baterias e lâmpadas, continua sendo de responsabilidade do gerador. O objetivo da criação das unidades de “Ecoponto” é diminuir consideravelmente a incidência de entulho mal descartado na via pública, preservando a urbanidade e economizando os recursos que seriam empregados na limpeza da via, normalmente realizada com vários servidores, máquinas e caminhões.

- ECOPONTO REGIÃO LESTE - Localizado à rua Diva Garcia em frente ao nº 1.200, no Linhares - Horário: segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16h48 horas. Aos sábados, das 8 às 12 horas. Para segurança das pessoas é proibida a entrada de chinelo, de bermuda e sem camisa.

Ecoponto Região Leste

- ECOPONTO REGIÃO OESTE - Localizado em frente ao estacionamento do Estádio Municipal, no bairro São Pedro - Horário: segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16h48 horas. Aos sábados, das 8 às 12 horas. Para segurança das pessoas é proibida a entrada de chinelo, de bermuda e sem camisa.


Ecoponto Região Oeste (Cidade Alta)


ECOPONTO – PONTO DE COLETA

O DEMLURB, em parceria com a MRS Logística construiu o “Ecoponto – Ponto de Coleta” no Bairro Barbosa Lage, na faixa de domínio da linha férrea. O local foi projetado para receber resíduos da construção civil, verdes (poda), volumosos (móveis e madeira), recicláveis, além de alguns resíduos da logística reversa, com intuito de reduzir os locais de descarte irregular desses tipos de materiais. O equipamento público conta com baias exclusivas para recebimento de plástico, vidro, metal, papel, papelão, um compartimento para descarte de pilhas e baterias de celular, além de um brechó da construção, onde qualquer pessoa poderá descartar resíduos da construção civil que poderão serão reaproveitados pela associação de catadores da região. Qualquer pessoa poderá entregar esses resíduos no ecoponto gratuitamente, respeitando o limite de 1m³ (um metro cúbico) por dia e ensacados, o que equivale a mil litros.

- ECOPONTO PONTO DE COLETA - Localizado à Rua Antônio Weitzel, s/nº (em frente ao número 710), no Bairro Barbosa Lage - Horário: segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Aos sábados, das 8 às 12 horas. Para segurança das pessoas é proibida a entrada de chinelo, de bermuda e sem camisa.


Ecoponto Ponto de Coleta

* Maiores informações sobre os Ecopontos podem ser obtidas por meio do telefone 3690-3500.

ECOPONTO DE PNEUS

O Ecoponto implantado no ano de 2007 na antiga Usina de Triagem do DEMLURB, na divisa dos bairros Benfica e São Damião, é destinado somente ao recebimento de pneus, não recebendo entulhos ou qualquer outro tipo de material. A unidade tem como objetivo desenvolver ações conjuntas e integradas visando à preservação do meio ambiente através do recebimento, armazenamento e, posteriormente, o encaminhamento para a destinação final de resíduos inservíveis gerados no município.

A criação do Ecoponto para o recolhimento de pneus é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Os pneus que ainda são abrigados no pátio do Ecoponto, recebem com frequência os procedimentos necessários ao combate do mosquito da dengue. Esses procedimentos são acompanhados pela Defesa Civil e Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Juiz de Fora.

O Ecoponto para o recolhimento de pneus fica localizado na Rua Bartolomeu dos Santos, s/n, na divisa dos bairros Benfica e São Damião. O horário de funcionamento é de 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Carregamento de pneumáticos no ECOPONTO pela ANIP

Maiores informações sobre o ECOPONTO de Pneus, ligue para (32) 3690-3590 ou mande-nos um e-mail: ecoponto@demlurb.pjf.mg.gov.br


Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB
Av. Francisco Valadares, 1.000 - Vila Ideal
Juiz de Fora/MG - CEP: 36020-485
Todos os direitos reservados. Copyright © 2020 - Site versão 3.0