|   -A     Padrão     A+   |  
Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB
INSTITUCIONAL

Campanhas Educativas

Com objetivo de tornar a relação homem-natureza mais harmoniosa, o DEMLURB, através do Departamento de Educação Ambiental, realiza diversos trabalhos de conscientização pela cidade.

Durante as campanhas educativas são tratados temas como adoção, reciclagem, castração de animais, redução de consumo, vacinação, coleta seletiva, preservação da flora e fauna e valorização dos profissionais da limpeza, entre muitos outros. Essas campanhas são apresentadas de diversas formas e ministradas para diferentes públicos, como crianças em escolas ou trabalhadores de fábricas ou do próprio Demlurb. Por isso, o trabalho é realizado através de oficinas, palestras, exposições, contação de histórias, filmes, panfletagem e outros meios cabíveis, apropriados para cada público.

Os projetos do Educação Ambiental são:

“Garizinho”
Visa valorizar o profissional da limpeza. Para isso, duas crianças de uma escola são sorteadas para serem os “Garizinhos” da vez. Elas ganham uniforme adaptado do Demlurb e visitam a sede, o Centro de Apoio, algumas ruas principais e participam de comemorações do Departamento. No retorno à escola contam para os outros alunos o que conheceram da rotina dos servidores do Demlurb, e o que mais gostaram.

"Amicão" - Cão na escola
Durante noite de chuva forte, um cãozinho buscou se abrigar em uma escola. Levado para o canil, recebeu tratamento veterinário, mas logo retornou ao colégio por causa do apelo dos estudantes. Adotado por dois funcionários da escola, e agora com o nome de “Guto”, o cão recebeu plaquinha de identificação, banho e tosa. Assim nasceu o Projeto “Amicão” - Cão na Escola. “Guto”, agora, é o mascote do projeto, e visita diversos colégios, na companhia de responsáveis do Demlurb. Assim, alunos de todas as idades podem ter contato maior com os animais, dando e recebendo um pouco de amor, vindo do “Guto”.

Palestras sobre reciclagem e descarte correto do lixo
Estes são temas recorrentes nas palestras do Departamento de Educação Ambiental em eventos, escolas, fábricas e empresas, entre outros. Nelas são mostrados imagens e exemplos do que não deve ser feito e como reciclar e separar o lixo corretamente. Dessa forma, mais pessoas se conscientizam sobre os cuidados com o meio ambiente.

“Bem-estar Homem/Animal”
Com objetivo de destacar a importância dos animais, a interdependência a outras espécies, características, semelhanças, diferenças e hábitos, foi desenvolvido o Projeto “Bem-estar Homem/Animal”. Ele visa pesquisar e reunir informações sobre o mundo animal. Para isso, os estudantes apresentam desenhos ou fotografias de seus animais domésticos ou de quais eles gostariam de ter, apresentam cantigas relacionadas aos bichos, fazem leitura compartilhada de histórias sobre animais e confeccionam origamis, entre diversas outras atividades.

Contação de histórias e conscientização com “Teatro de Fantoches”
Crianças também devem aprender sobre a importância de cuidar dos animais e do meio ambiente, mas este aprendizado deve trazer um jeito interessante para elas, e que chame atenção. Por isso, o Departamento de Educação Ambiental desenvolveu a prática de contação de histórias e a conscientização através do “Teatro de Fantoches”. Desse modo, toda a informação é passada de forma que as crianças interajam e aprendam de forma natural.

“Gincana de Reciclagem”
Buscando estimular a coleta seletiva e reforçar os cinco erres da preservação ambiental (repensar, reduzir, reaproveitar, recusar e reciclar), foi criada a “Gincana Ecológica”, desenvolvida e realizada pela equipe de Educação Ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana.

As atividades realizadas nas gincanas são: arrecadação de materiais recicláveis, conscientização porta a porta setorizada, desfile de roupas feitas e criação de obra de arte com utilização de materiais recicláveis e festival cultural (teatro, dança, paródias). São aplicadas também provas de conhecimento e esportivas, que devem ser cumpridas e entregues no prazo estipulado. Todo material reciclável recolhido é doado para a Cooperativa de Catadores.

Cabe à comissão organizadora computar as notas relativas às atividades, para definir a equipe vencedora. O prêmio é um laboratório de informática para a escola.

As escolas interessadas podem se inscrever através do telefone (32) 3690-3571.


Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB
Av. Francisco Valadares, 1.000 - Vila Ideal
Juiz de Fora/MG - CEP: 36020-485
Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 - Site versão 3.2