|   -A     Padrão     A+   |  
Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB
CANIL

Apresentação

O Canil Municipal de Juiz de Fora surgiu como necessidade para o controle da população de animais de rua. Os casos crescentes de transmissão de doenças, acidentes de trânsito e ataques, levou a Prefeitura, junto à Secretaria de Saúde e ao DEMLURB, a criar o canil, para segurança e bem-estar de humanos e animais.

Em 2002 foi criada a sede independente do Canil Municipal, que hoje conta com 70 baias para cães, quatro gatis e quatro currais, que abrigam mais de 500 animais resgatados das ruas ou em condições de maus tratos. Os animais são separados por machos e fêmeas, porte, temperamento e idade, para evitar possíveis brigas entre eles. Recebem água à vontade e ração indicada para adultos e filhotes. As baias, currais e gatis são higienizados pelo menos três vezes por dia.

Os animais resgatados passam por triagem, quando recebem medicações e cuidados especiais, se necessário, e aguardam três dias por possível proprietário. Após este período, os animais são vacinados, vermifugados, castrados e disponibilizados para adoção.

Os animais de grande porte apreendidos em vias públicas são levados para o Curral Municipal para avaliação. Recebem pastagem, capim picado no cocho, ração adequada e cuidados médicos. Em cada animal é implantado um microchip (Decreto nº 10.712, de 7 de abril de 2011), que possibilita a identificação do animal e de seu possível proprietário, que é aguardado durante dez dias. Após o prazo, os animais ficam à disposição, para serem doados ou leiloados.

O Canil Municipal fica aberto para visitação pública de segunda a sexta-feira, de 9 horas às 10h30 e de 13 horas às 15h30. Para propor adoção de um animal, a pessoa precisa ter mais de 18 anos, apresentar carteira de identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF) e comprovante de residência, preencher formulário, estar ciente que um animal vive em média 15 anos e que é necessário tempo para cuidar dele e prover alimentação adequada, vacinas, vermífugos, cuidados veterinários e lazer. O adotante deverá, também, assinar termo de responsabilidade.

O Canil Municipal de Juiz de Fora, junto com o gatil e o curral, fica na Rua Bartolomeu dos Santos, Bairro São Damião (entre Santa Cruz e Benfica), em frente à antiga Usina de Reciclagem. O telefone de contato é o (32) 3690-3591 ou (32) 3225-9933.

Maus-tratos aos animais
Maltratar animais é crime!
O que são maus-tratos?
• Praticar ato de abuso ou crueldade contra qualquer animal
• Manter animais em locais anti-higiênico e/ou sem água e comida
• Submetê-los a trabalhos excessivos e/ou sem descanso
• Ferir, mutilar, espancar e abandonar
• Transportá-lo de forma inapropriada e sem proteção
• Realizar ou promover lutas entre animais
• Exercitar tiro ao alvo sobre pássaro ou qualquer animal
• Não dar morte rápida, livre de sofrimento prolongado, a todo animal cujo extermínio seja necessário, para consumo ou não
• Negar assistência veterinária
• Não proteger da chuva, do sol e do frio

CORTAR RABO E ORELHAS DOS ANIMAIS TAMBÉM É CRIME!
Cortar rabo, garras e orelhas dos animais, como cães e gatos, é crime, e pode gerar multa e prisão, inclusive para o veterinário que o fizer.
Como denunciar?
A denúncia é feita presencialmente no Núcleo de Atendimento às Ocorrências de Maus-tratos a Animais, ao lado da Delegacia Regional de Polícia Civil, com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 12 horas e de 14 às 18 horas.

O ideal é socorrer o animal e/ou registrar os maus-tratos por meio de filmagens ou fotografias, reunindo informações sobre o agressor, para apresentar no momento da denúncia.

O ART. 32 DA LEI N° 9.605/98 PREVÊ:
“PRATICAR ATO DE ABUSO, MAUS-TRATOS, FERIR OU MUTILAR ANIMAIS SILVESTRES, DOMÉSTICOS OU DOMESTICADOS, NATIVOS OU EXÓTICOS.
PENA – DETENÇÃO DE TRÊS MESES A UM ANO E MULTA.
§ 1° Incorre nas mesmas penas quem realiza experiências dolorosas ou cruéis em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existem recursos alternativos.
§ 2° A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal.



Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DEMLURB
Av. Francisco Valadares, 1.000 - Vila Ideal
Juiz de Fora/MG - CEP: 36020-485
Todos os direitos reservados. Copyright © 2020 - Site versão 3.0